top of page
Buscar
  • pratica-integrador

Agora vamos conhecer, O Conceito e Importância das Metodologias Ativas

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Metodologias Ativas e aprendizagem baseada em projetos e em problemas.

As metodologias são caracterizadas a partir do processo de ensino e aprendizagem onde fará a interação do currículo escolar com novas concepções didáticas. Por meio deste processo métodos ativos são atribuídos a aulas, onde o aluno passa a atuar como um "ser ativo ". Essas novas concepções didáticas são adotadas para que haja uma postura mais ativa em relação às experiências educacionais, onde os educadores valorizam a aprendizagem do aluno por meio de métodos ativos e criativos resultante no desenvolvimento autônomo do aluno.

Paulo Freire (1996) foi uma grande referência para as diretrizes do escolanovismo, pois para ele a educação tinha que ser baseada em situações-problemas; a realidade precisava estar ligada ao meio escolar, o aluno não pode ser apenas um mero espectador de conhecimentos, ele precisa viver experiências que ele seja o protagonista da busca pelo conhecimento.

As metodologias ativas buscam esse protagonismo, com intuito de mostrar ao aluno que ele é capaz de resolver situações e problemas, sempre no tempo e ritmo do aluno.

As metodologias ativas com apoio das TDics (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) ferramentas digitais de uma tecnologia mais avançada, é uma reconstrução de atividades didáticas, o professor sendo o orientador e o aluno em sua autonomia, curiosidade e reflexão possam desenvolver projetos, atividades, jogos interativos, que consiga trazer ao aluno desafios, pensamentos críticos e competências no meio escolar e na vida.

Contemplando diferentes práticas pedagógicas com o seu principal objetivo de fazer o aluno o principal protagonista da sua aprendizagem, como por exemplo, a metodologia da sala de aula invertida, onde o aluno tem acesso ao conteúdo antes da aula presencialmente ou on-line, como estamos vivendo no momento, e na hora da aula o aluno participa da aula expondo seus conceitos e suas dificuldades sobre aquele assunto.

A elaboração das questões norteadas é planejada para privilegiar a avaliação durante todo o processo e na sua aplicação. Considerando que as questões devem sempre despertar o interesse do aluno, avaliando criticamente as informações das respostas. Permitindo melhorar, a relação entre, professor e aluno, professor e conhecimento, estudante e estudante, estudante e conhecimento.

O PROJECT BASED LEORNING (PBL) que significa a aprendizagem baseada em projetos, aposta no conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que respondam a uma pergunta complexa, problema, ou desafio. Os tipos de projetos criados por Moura para o planejamento do ABP é: Projeto construtivista, Projeto investigativo e Projeto didático ou explicativo.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Brainwriting X Brainstorming

Brainstorming na educação é uma estratégia utilizada para estimular o processo criativo e gerar ideias, o objetivo é promover a interação coletivo ou individual do aluno, com a intenção de resolver pr

Post: Blog2_Post
bottom of page